...

Uma Alegria sem Fim | Pr. Matheus Machiavelli

Igreja Viva | publicado há 1 ano

O que minha família precisa?

Talvez nosso primeiro impulso ao responder essa pergunta mentalmente seja o de listar recursos financeiros, uma casa, um milagre ou até mesmo a transformação de algo específico, mas quando apresentamos essa pergunta a Deus chegamos juntos à conclusão de que, o que a nossa e todas as outras famílias precisam é do Fruto do Espírito. E as características do Fruto do Espírito são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Temos a convicção de que a vivência do fruto do Espírito Santo, vai transformar sua família. Novos sonhos viram, reconciliações aconteceram, será estabelecido um ambiente de paz mesmo em meio a dificuldades e o seu propósito será potencializado. Por isso, nas próximas semanas vamos refletir a respeito do tema, “O que toda família precisa?” tendo como base todas as características do Fruto do Espírito. Que não resultam de resoluções morais ou esforços humanos, mas sim da intervenção do Espírito Santo.

Tendo isso em vista, hoje vamos focar na alegria!

Estudos apontam que a nossa saúde mental anda nada bem. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

Além disso, sentimentos de tristeza e desesperança a respeito do futuro foram agravados durante a pandemia. E como resultado temos famílias mais tristes, isoladas, distantes, sem propósito e vazias.

Mas para nós cristãos a alegria deve ser uma atmosfera distintiva. Um fator constante e perene. Não uma alegria como a experimentada no mundo, que se manifesta apenas em momentos de diversão e fracassa em satisfazer as necessidades mais profundas da alma. Sim a alegria que vem de Deus, “alegria indizível cheia de glória" como citado em (1Pe 1.8), a verdadeira antecipação da alegria radiante que está reservada para os seguidores de Cristo na vida eterna.

Para vivermos essa Alegria sem fim na família, precisamos seguir o caminho contido nas escrituras, porque lendo a Palavra de Deus, podemos encontrar textos que nos norteiam a respeito dos papéis que ocupamos em nossa casa, como por exemplo:

"O homem prudente edifica a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24), “a mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14.1). Contextos como a construção de um relacionamento a dois em (Gênesis 2.24), filhos que obedecem seus pais em (Efésios 6.1-4), pais que não irritam seus filhos em (Efésios 6.1-3) e histórias como a de Jairo que está contida em (Lucas 8:40-42,49-56).

“Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu com alegria, pois todos o esperavam. 41 Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa 42 porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte;

49 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”. 50 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada”. 51 Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança. 52 Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. “Não chorem”, disse Jesus. “Ela não está morta, mas dorme.” 53 Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta. 54 Mas ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se!” 55 O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que lhe dessem de comer. 56 Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.”

Jairo era o chefe da sinagoga, era responsável pela administração daquele local, presidia o conselho e era o responsável pelo bom funcionamento de tudo. Desde a direção do culto até a delegação de obrigações para a manutenção da ordem.

Ele possuía diversas responsabilidades como chefe, precisava investir tempo e atenção na sua função, mesmo diante disso, escolheu colocar sua família como prioridade e buscou a Jesus.

A família importa para Deus, pois Ele a criou como um projeto perfeito e mesmo diante das tentativas de deturpações causadas pelo pecado, ela continua sendo prioridade para o Senhor. E se nossa família é tão importante para Deus, precisa ser importante também para nós e tomando consciência disso precisamos alicerça-lá em Jesus!

Jairo em meio a tribulação levou Jesus para sua casa. Seguiu em fé e não em desesperança, levou a vida e não morte aos seus.

Tendo isso em vista a resposta para a pergunta “ O que toda família precisa? “ passa pelo exemplo de Jairo, que assumiu seu papel de edificar o lar e prostrando-se aos pés de Jesus em um intenso clamor, implorou que Ele fosse até sua casa.

Há um nível de intimidade conquistado apenas em oração e no conhecimento da Palavra de Deus. E quanto mais íntimos ficamos do Senhor, melhor desempenhamos nosso papel dentro de nossa família.

Se você se vê desempenhando um papel distorcido, lembre-se que Jesus é a redenção das famílias. Leve Jesus a sua casa e a fundamente Nele. E você experimentará do cuidado de Deus e de sua alegria perene.

Além disso sua casa será fonte de alegria para as famílias ao redor como na história de Jairo. Onde todos que estavam presentes no momento em que sua filha levantou, testemunharam o milagre de Jesus e puderam fazer parte do momento em que a alegria encheu a casa.

E assim também acontece quando me deixo ser cheio pelo Espírito Santo,a alegria que há em mim, transborda independente das circunstâncias.

Isso não quer dizer que não haverão momentos de lutas e crises, mas sim que sabemos onde encontrar alento, contentamento, gozo, graça, e a alegria que não se extingue.

E esse lugar, é uma pessoa e essa pessoa é Jesus!

Confira as fotos!

Assista agora:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 4 semanas
Igreja Missional
...
Igreja Discipular | publicado há 1 mês
igreja discipular

ver todas