...

Passos de um caminho maduro em busca da pureza

Igreja Viva | publicado há 1 ano

“A vida cristã é mais uma vida de BUSCA do que de POSSE, mais uma vida de TORNAR-SE piedoso do que SER piedoso.” - Martinho Lutero

A vida cristã é um processo de crescimento contínuo. Onde diariamente somos desafiados a identificar as áreas que precisam de atenção e trabalho ativo, para que a imagem de Cristo se revele progressivamente em nós.

“O propósito do ser humano não é a felicidade, nem a saúde, mas a santidade. Deus não é uma máquina eterna de bençãos para o homem. Não veio simplesmente salvar a humanidade do inferno; Ele veio salvar o homem, porque o criou para ser santo." - Oswald Chambers

Ou seja, existe uma intencionalidade de Deus, que se iniciou em nossa criação, foi manchada pelo pecado e hoje se apresenta como nosso alvo. Contudo somente quem caminha por uma vida firmada na intimidade com Deus se alimenta da perseverança necessária para os processos de crescimento espiritual.

Pois para uma vida pura e de santificação é necessário que o amor de Deus esteja enraizado e faça parte de nós (identidade). Sendo desenvolvido a partir do conhecimento, discernimento e constância.

Nós podemos refletir com Paulo a respeito de cinco passos nesse caminho de santificação e pureza, através de sua carta aos filipenses:

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudades de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus. Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernir o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. FILIPENSES 1.2-11

No trecho Paulo nos apresenta de forma simples o caminho em cinco passos:

1° Passo: Viver o Amor.

O primeiro passo para uma vida de pureza é viver a partir do amor.

Aqui no original não nos referimos a qualquer amor mas sim ao amor Ágape que é o amor de Deus. Sacrificial, abnegado e incondicional.

Sendo assim, durante o caminho da santidade é necessário que fixemos nosso olhar para a identidade que recebemos através do amor doador de Cristo. Ou seja, antes de tudo preciso nascer de novo. E permitir que nosso coração seja preenchido com ágape, pois só a partir daí poderemos exercitá-lo no Corpo. Com virtudes e padrões morais eternos.

2° Passo: Desenvolver o amor.

O amor que é bem informado, não é guiado por pseudo visões românticas de um prazer momentâneo que rouba nossa comunhão com o Pai. Mas é fruto da nossa adesão continua a viver como Cristo. Justamente por isso pode ser desenvolvido, à medida que eu cresço em virtudes, dons, prático disciplinas espirituais e principalmente conheço mais sobre Deus;

Recentemente falamos sobre as características do Fruto do Espírito geradas em nós e pudemos concluir que todas as virtudes espirituais vêm à medida que entregamos os aspectos da nossa vida inteiramente a Deus. Com o amor em Cristo não é diferente. O Espírito Santo produz em nós a medida que nos tornamos mais íntimos, maduros e constantes Nele.

3° Passo: Discernimento do que é bom.

É necessário que saibamos dosar nossas emoções para discernir racionalmente, a partir do desenvolvimento do amor maduro. E antes mesmo de dar passo refletir:

Essa é a melhor decisão a ser tomada?
Quais as melhores ações neste relacionamento?
Esse é o melhor momento para falar?
Qual seria o tempo para se calar?

Essa ação de profundo discernimento, é capaz de gerar valiosos frutos em relação à capacidade de distinguir não só entre o bem e o mal, mas também entre o importante e o trivial. Pontos indispensáveis na caminhada em direção a pureza.

4° Passo: Constância e alvo.

Jesus não disse: Venha após a mim, e tudo estará terminado. Ele disse: "Se alguém vem após mim, tome a sua cruz diariamente e siga-me."A palavra chave é diariamente. Nosso compromisso com Cristo, embora hoje seja genuíno e de todo coração, precisa ser renovado amanhã… e depois… e depois… até que o caminho finalmente nos leve à margem do rio. Louis Cassels

O caminho da pureza é percorrido todos os dias até nosso encontro com o Senhor. Por isso nossas condutas precisam de constante avaliação e aperfeiçoamento.

Somos humanos e suscetíveis a agir dirigidos pela carne, sendo assim é a constante manutenção de nossas ações e intenções, que permite o avanço em direção ao nosso alvo. Jesus!

5° Passo: Seguir por meio de Cristo.

É impossível percorrer esse caminho na força do braço ou no orgulho das decisões humanas. Essa verdade nunca deve se distanciar da nossa visão.

Na carta escrita aos filipenses, Paulo ora para que os leitores vivam vidas frutíferas e consistentes. Tendo como chave o relacionado direto com Deus, colhendo em sua trajetória qualidades morais e espirituais como frutos do Espírito. Ou seja, sigam uma vida pura por meio de Cristo.

Em resumo, somente viveremos a pureza se entendermos que é preciso viver a partir do amor, do amor que é o próprio Deus.

Nesse processo algumas coisas não terão mais lugar em nossas vidas. E para que possamos discernir a respeito é preciso orar diariamente sobre cada decisão.

A constância será a ferramenta primordial para que possamos nos manter caminhando em direção ao nosso alvo, mas não podemos esquecer nem por um instante que toda a nossa força vem de Cristo.

Qual a sua decisão hoje?
Há algo de que precise se arrepender?
Qual passo você precisa dar?

Busque a presença do Pai, reflita, peça auxílio, compartilhe suas vitórias e lembre-se.Toda honra e glória de podermos trilhar um caminho de santidade é inteiramente do Senhor.

Você também tem a oportunidade de conferir a pregação completa a respeito do tema e um pouco de como foi nosso culto logo abaixo:

Confira as fotos dos cultos aqui!

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 1 mês
Igreja Missional
...
Igreja Discipular | publicado há 1 mês
igreja discipular

ver todas