...

Como romper com ciclos destrutivos

igreja viva | publicado há 1 ano

Como romper com ciclos destrutivos.

Crianças, inicialmente, aprendem por imitação. Imitam a forma de falar, agir e opinar de seus pais e de outros adultos com os quais convivem. Daí a importância

de trabalhar por um lar sadio e uma educação com boas referências.

Na fase adulta a repetição de tradições, hábitos ou erros cometidos por familiares ocorre de forma sutil, muitas vezes não sendo nem percebidos por quem os repete.

No antigo testamento, alguns exemplos claros desses ciclos de comportamentos destrutivos, podem ser vistos através das histórias das famílias de Isaque e Rebeca, e Jacó e Raquel.

Ambos amavam seus filhos, porém, possuíam o hábito de estabelecer uma certa predileção por um deles. 

O filho favorito de Isaque era Esaú e o de Rebeca era Jacó, que no futuro elegeria como seu filho favorito José.

Acompanhe Gênesis 37:2-4:

“Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles. 3 Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. 4 Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.” 

O texto mostra claramente como Jacó amava mais a José do que aos seus outros filhos. Ele que antes havia sofrido por seu pai ter elegido como filho favorito o seu irmão Esaú, agora imitava a mesma forma distorcida de amar que lhe havia gerado dor e ciúmes.

A repetição desse comportamento permitiu que sentimentos como mágoa, aversão e rivalidade dominassem o coração dos irmãos de José, a ponto deles o despirem de sua veste (que era uma representação da predileção de seu pai), tramarem contra sua vida e o venderem como escravo.

Talvez você não possua um filho favorito, mas em suas relações familiares reproduza erros como ter comportamentos explosivos ou machucar aqueles que ama da mesma forma que te machucaram.

Independente da herança familiar que tenha sido transmitida até você, Deus pode restaurar suas relações e te dar a oportunidade de escrever uma nova história, criar tradições e costumes positivos a serem transmitidos para as próximas gerações.

Para romper com ciclos destrutivos, você é convidado pelo Pai a lutar com afinco por uma vida alinhada à vontade de Deus, assim como Jacó lutou para ser abençoado pelo Senhor. Estar aberto a liberar perdão para aqueles que te machucaram assim como José perdoou seus irmãos e assumir uma postura de humildade diante de seus erros, assim como os irmãos de José tiveram diante dele.

Acompanhe a série de mensagens “De volta ao fundamento” e desfrute da graça restauradora que o Senhor deseja derramar sobre seu lar.

Os últimos dois capítulos estarão disponíveis logo abaixo e os anteriores podem ser encontrados no canal do YouTube da IBB. 

Confira:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 1 mês
Igreja Missional
...
Igreja Discipular | publicado há 1 mês
igreja discipular

ver todas