...

Como celebrar o Natal com filhos adultos?

igreja viva | publicado há 1 ano

COMO CELEBRAR O NATAL COM FILHOS ADULTOS? 


Todos possuem pelo menos uma recordação significativa das noites de Natal em sua infância ou adolescência. E, se você tem filhos, com certeza coleciona inúmeras memórias e histórias sobre este dia.


Mas a vida é feita de ciclos com início, meio e fim. As estações mudam, os filhos crescem e a dinâmica do fim de ano passa a ser diferente.


A palavra de Deus aponta para essas mudanças na forma de encarar as situações ao longo do tempo em 1 Coríntios 13.11. Acompanhe:

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. ” 
 


A chave para viver um Natal sadio ao lado de seus filhos adultos é buscar entender e respeitar o momento que eles estão vivendo atualmente. Isso tudo sem deixar o verdadeiro sentido dessa data se perder, para que, assim, vocês possam construir um tempo significativo em família, criando e cultivando memórias .
 

Se filhos adultos estiverem reunidos na celebração, invista em dinâmicas ou levante questões onde cada filho possa compartilhar sobre seus sonhos, alegrias e objetivos atuais de vida.

Entenda que agora eles são adultos e você pode se juntar a eles em suas caminhadas, mas não pode definir seus caminhos. 


Se durante esse tempo em família surgir alguma preocupação em seu coração, guarde-a para que possa entregar aos pés do Senhor em intercessão. Mas não permita que sua concepção do que deve ser feito em uma determinada situação 
construa um muro entre você e seus filhos por colocações feitas no momento errado.

Separe, também, um tempo para fazer memória de momentos gostosos e importantes para você na infância e adolescência dos seus filhos. Comente sobre as bênçãos e o cuidado do Senhor e  proponha dinâmicas e questões, onde eles possam compartilhar memórias que os marcaram nesse período. 

Essa pode ser a deixa para folhear um antigos álbuns de fotos e comentar a respeito do dia em que foram tiradas. Mas atenção, cuidado para não expor momentos delicados, mesmo que seja em tom de piada, pois  isso pode gerar constrangimento ou tensões desnecessárias.
 
Se eles estiverem em outro ambiente neste dia, seja na casa dos sogros ou em outra cidade, marque uma data para que possam se reunir para celebrar juntos ou antecipe o horário para que tenham um tempo com toda a família (mesmo que por vídeo), para compartilhar e reforçar o amor do Senhor e o verdadeiro motivo de celebração.


É importante não deixar de aproveitar as oportunidades para gerar novas memórias com seus filhos adultos, colocando em prática as dicas citadas acima, e pedindo a Deus sua presença neste dia tão especial.


 

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Missional
...
Igreja Discipular | publicado há 3 semanas
igreja discipular

ver todas